Passo Fundo: Sindicato promove formação sobre o tema “Trabalho Saudável com Trabalhador Sadio”

Passo Fundo: Sindicato promove formação sobre o tema “Trabalho Saudável com Trabalhador Sadio”

O Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, promoveu no último sábado (19), mais uma rodada de formação trabalhadores sobre o tema Trabalho Saudável com Trabalhador Sadio. As oficinas se inserem na programação da semana SIPAT e visam problematizar sobre o significado da NR 5 (que trata da regulamentação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA), NR 6 (que trata da regulamentação de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva – EPIs e EPCs) e NR 15 (que trata de Atividades e Operações Insalubres), além das recomendações do Ministério do Trabalho.

O olhar não é técnico, mas crítico, e tem como objetivo refletir com os participantes sobre a importância e o significado do uso dos equipamentos de proteção no espaço de trabalho, mostrando que as situações de danos à saúde não ficam restritas aos espaços da empresa, mas resultam em consequências para a vida toda, afetando, inclusive, outras pessoas da convivência do trabalhador/a. Parte-se de uma dinâmica sobre distintas formas de vivências dos cinco sentidos, seguida de reflexão, convocando dirigentes e trabalhadores a pensar e se comprometer com ambiente de trabalho saudável, tendo trabalhador sadio.

O produto acabado, que é o resultado do ciclo da produção, não pode gerar um trabalhador doente, prejudicado, mas realizado e também completo. Em outros termos, a beleza do produto não pode gerar e ser feito base de sofrimento ao trabalhador. Uma empresa que se preocupa com isso não faz favores, mas demonstra estar contextualizada, ser inteligente e qualificada, promotora de uma nova cultura empresarial, comprometida com o bem-estar de todos/as, direito fundamental assegurado por lei e em consonância com o significado de saúde disseminado pela OMS (organização mundial de saúde).

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo

 

Pesquisar

FTMRS