Passo Fundo: Audiência Pública marca criação do campus da Universidade Federal Fronteira Sul
Mais uma etapa vencida no processo de instalação do campus da Universidade Federal Fronteira Sul. Na noite desta sexta-feira (26), ocorreu uma audiência pública com a presença de autoridades e entidades representativas para a comemoração da criação do campus bem como o lançamento do processo seletivo para o curso de Medicina.
De acordo com o reitor da UFFS, Jaime Giolo, a expectativa é grande para o início das aulas. “O tempo estava correndo e nós tínhamos um calendário definido há bastante tempo para iniciar dentro do cronograma normal, aonde as aulas iriam começar no dia 16 de setembro e todo o processo seletivo precisava ser feito. Mas não tínhamos como fazer sem a autorização do Ministério de Educação, que precisava conciliar as situações em relação aos cursos que estão na política geral de ampliação das escolas médicas. Nesse encontro na Câmara estamos comemorando uma audiência que aconteceu há um ano e um mês atrás, que ocorreu para sensibilizar o governo sobre a inclusão da universidade no plano, e naquela data saiu a portaria com a contemplação da universidade e o campus de Passo Fundo. Então estamos comemorando aquele ato e também estamos aproveitando o evento para lançar o edital de seleção dos alunos”, explica.
O presidente do sindicato de Passo Fundo, Ailton Araújo, e vários trabalhadores da base estiveram presentes no evento. “ Acompanhamos essa luta antes da criação da universidade federal, junto com o nosso companheiro Rene Cecconello, que nunca mediu esforços, para mover toda a máquina do município a trazer o debate sobre a universidade federal em Passo Fundo. Esse é primeiro curso dessa leva de expansão, exatamente nesse momento em que o Brasil pede por mais saúde. Sempre cobramos por saúde de qualidade, por isso a conquista dessa universidade, no médio prazo, vai nos trazer excelentes frutos”, afirma.
De acordo com o reitor serão remanejados um conjunto de professores que a universidade já tem para o primeiro semestre. Enquanto isso, o edital de contratação de novos professores para o curso de medicina está sendo lançado. “Esta noite é a coroação de um ano e pouco de trabalho intenso feito pelo governo e a comunidade. O Ministério da Educação reconheceu nosso projeto e autorizou a UFFS como a primeira universidade do Brasil a obter a autorização para o funcionamento dos cursos de medicina no quadro da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior”, comemora Giolo.
Relembre: A Secretária de Regulação e Supervisão do Ministério da Educação (MEC) publicou na última quarta-feira, 24, a Portaria nº 323, autorizando o funcionamento do curso de Medicina, bacharelado, para a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Passo Fundo (RS).
O projeto prevê o início das aulas em 16 de setembro deste ano e, para isso, o edital do Processo Seletivo já está aprovado na Câmara de Graduação do Conselho Universitário e será publicado nos próximos dias. Os interessados poderão acompanhar o processo de implantação do campus e do curso por meio do site da UFFS (http://www.uffs.edu.br/index.php).
Saiba Mais: Estão disponíveis 40 vagas. Elas deverão ser preenchidas conforme a nova política de ingresso adotada pela UFFS e em respeito à Lei de Reservas de Vagas nas Instituições de Educação Federal e no processo de seleção vigente, onde ficarão dispostos em 6 grupos distintos que reservam vagas a negros, pardos e indígenas e estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A seleção será feita utilizando as notas do processo seletivo, bem como do Enem.
O curso inicia no dia 16 de dezembro e as inscrições podem ser feitas do dia 29 de julho a 19 de agosto pelo (http://www.uffs.edu.br/seletivomedicina/), a faculdade de medicina funcionará na Rodovia RS 153 km 3 no Bairro Jardim América ( Seminário Nossa Senhora Aparecida, Passo Fundo).