Para FTM-RS, atuação dos sindicatos garantiu um bom ano para a categoria

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) avalia o ano de 2021 como positivo para categoria. No segundo ano da pandemia do coronavírus, o tripé proteção à saúde do trabalhador e seus familiares, manutenção do emprego e garantir ao máximo a remuneração, seguiu pautando o trabalho da Federação.
"Apesar de um ano difícil, foi positivo para a categoria. Fizemos bons acordos, garantindo o emprego e a renda dos trabalhadores da nossa base", declarou o presidente da FTM-RS, Lírio Segalla, que ressaltou o baixo índice de desemprego no setor.
A campanha salarial deste ano foi novamente virtual e os sindicatos garantiram para os trabalhadores reajustes que garantiram a reposição das perdas do período. Além, da renovação das cláusulas sociais. A importância de completar toda a vacinação contra covid-19 foi outro tema abordado com os trabalhadores durante todo o ano.
"Infelizmente, por conta da irresponsabilidade do governo federal e a negação à vacina, ultrapassamos 600 mil mortes pela covid-19. Nos solidarizamos com todos que perderam entra queridos", destacou Lírio ao abordar os diversos acordos feitos pelos sindicatos filiados para minimizar os impactos da pandemia.
Ainda em 2021, houve eleições na FTM-RS, onde o metalúrgico Lírio Segalla foi reconduzido à presidência e pela primeira vez na história da entidade, uma mulher metalúrgica ocupa a vice-presidência, Eliane Catarina Morfan de Brito.
O Coletivo de Mulheres da Federação seguiu se reunindo e fortalecendo durante todo o ano e no início do mês, realizou um lindo encontro estadual na colônia de férias da entidade. A atividade reuniu dezenas de Mulheres metalúrgicas de todo o estado.
Também foi criada a Comissão de Diversidade, Equidade de Gênero e Inclusão Social junto com o Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas, onde uma live foi realizada no mês de dezembro. A iniciativa fortalece um debate importante, unindo trabalhadores e patrões de forma inédita.
"Desejamos a todos os dirigentes e à categoria, um feliz Natal e um ótimo 2022. Ano que vem temos grandes desafios, como as eleições, e precisamos estar preparados", encerrou o dirigente.
Fonte: FTM-RS