Metalúrgicos E Indústrias Negociam

CP
Metalúrgicos E Indústrias Negociam
Mais três acordos para reduzir a jornada de trabalho com diminuição de salários, e também demissões, devido à crise mundial, estão na mesa de negociações entre metalúrgicos e indústrias do setor metal-mecânico no Rio Grande do Sul. Eles envolvem os grupos Gerdau (Sapucaia), Gerdau (Charqueadas), John Deere (Horizontina) e Delphi, em Porto Alegre. Este último fabrica conjuntos homocinéticos para a Fiat em Betim (MG).

Outras três negociações já foram definidas entre metalúrgicos e as indústrias GKN, Randon e MWM. Conforme o presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Milton Viário, com a Gerdau em Sapucaia (1,2 mil trabalhadores) a pauta trata da suspensão de contrato – os empregados recebem o seguro-desemprego de R$ 800,00 e a siderúrgica complementaria a diferença salarial entre o valor pago pelo seguro e o salário básico do trabalhador, sem a incidência de adicionais.

Em Charqueadas (1,1 mil trabalhadores) o quadro é mais grave. A empresa quer a aprovação do sindicato para fechar acordo semelhante ao de Sapucaia, mas com a demissão de 150 funcionários. A decisão dos metalúrgicos sobre a proposta das empresas da Gerdau será tomada hoje.

Nesta quinta-feira, a John Deere, que foi obrigada pela Justiça a rever 502 demissões feitas sem acordo com o sindicato, terá a sua primeira reunião de negociação, lembra Viário.

Já a Delphi, até a próxima terça, examina com o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre um plano de redução da jornada e de salários. Entre novembro e dezembro de 2008, a empresa, hoje com 260 trabalhadores, demitiu 90 empregados, recorda o presidente do Sindicato, Claudir Nespolo.


Fonte: Correio do Povo

Pesquisar

FTMRS