Metalúrgicos Do Estado Mantém Mobilização E Promovem Passeatas

Os metalúrgicos do Rio Grande do Sul continuam mobilizados em prol da Campanha Salarial 2008. No dia de hoje, 25, trabalhadores de Porto Alegre, Canoas e Região Metropolitana, além de Caxias do Sul, Panambi, Sapiranga e Novo Hamburgo realizaram manifestações diversas, pedindo a volta das negociações em bases decentes. Os metalúrgicos estão pedindo 12% de reajuste salarial, referente à composição do INPC do período, mais o índice de crescimento da indústria gaúcha em 2007 (superior a 6%). Alguns sindicatos estão apresentando contra-proposta, como é o caso de Canoas, que propôs a redução para 10,29% (INPC + o índice oferecido pelos próprios patrões para o piso da categoria).
Em Panambi a mobilização começou pela manhã com cem trabalhadores parando a Fox por mais de uma hora e à tarde, na Bruning quando em torno de dois mil metalúrgicos sairam em passeata pela cidade. Ninguém trabalhou à tarde. Também em Novo Hamburgo e Sapiranga os metalúrgicos marcaram presença, parando nos horários de pegada e discutindo sobre os itens gerais da pauta salarial.
Em Caxias do Sul a manifestação levou mais de dois mil trabalhadores a pararem o trabalho, em especial nas empresas Madal, San Marino, Agrale, Tedesco e Lupatech.

Efeito

Toda esta mobilização estadual está surtindo efeito, já que os patrões que estavam inflexíveis mostraram interesse em retomar o diálogo e agendar reuniões de negociação.

Reuniões

Caxias do Sul – quinta-feira, dia 26 de junho, 14h.
Novo Hamburgo – Sexta-feira, dia 27 de junho, horário não definido.



Fonte: Inara Claro

Pesquisar

FTMRS