I Acampamento da Juventude Metalúrgica de Erechim tem participação do Levante da Juventude

I Acampamento da Juventude Metalúrgica de Erechim tem participação do Levante da Juventude

O I Acampamento da Juventude foi realizado no último final de semana (12 e 13 de outubro), nas Colônias de Férias da FTMRS e do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, na praia de Cidreira. Os mais de 40 jovens que participaram do acampamento são trabalhadores e trabalhadoras de chão de fábrica das empresas metalúrgicas de Erechim.

A iniciativa do encontro faz parte do planejamento do Sindicato, que é realizado anualmente, e tem como uma das metas promover a organização jovem, criando grupos onde se possa debater o sindicato, políticas públicas, cultura, lazer e para a juventude.

Os métodos de exploração do trabalho fazem com que a maioria dos jovens passem mais de 12 horas por dia envolvidos em atividades que estão direta ou indiretamente ligadas a produção das fábricas. Segundo eles, isso faz com que sobre pouco tempo para que outros aspectos da vida (lazer, estudo, família etc.) possam ser plenamente aproveitados.

Além disso, o não cumprimento de direitos conquistados através da luta, a desigualdade salarial entre homens e mulheres e a pressão sofrida dentro do local de trabalho fazem com que o trabalho, que deveria ser algo que libertasse a humanidade de suas carências e necessidades, se transforme em um pesado fardo para a juventude.

Para os participantes do encontro, é a hora da juventude metalúrgica entrar em ação e que as mudanças necessárias desta realidade só podem ser feitas através da formação, organização e lutas em ferramentas, como os sindicatos e movimentos sociais, e no caráter jovem que estas organizações devem assumir para atrair a juventude da classe trabalhadora.

A partir desse primeiro encontro ficou definido que as atividades do grupo terão sequência, e que agora passará a se chamar “JUVENTUDE METALÚRGICA EM AÇÃO”. Criou-se uma comissão formada por membros da direção do Sindicato e por jovens da categoria, que tem o desafio de dar continuidade ao grupo e inserir mais jovens.

Estiveram presentes no acampamento e auxiliaram no planejamento, coordenação e animação, o Levante Popular da Juventude de Porto Alegre e o assessor da CUT e da FTMRS, João Marcelo. O Presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, visitou o acampamento no sábado a noite e pode conhecer e conversar com os jovens.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim e Levante Popular da Juventude de Porto Alegre

Pesquisar

FTMRS