Fundo Garantidor Para Empresas Está Em Preparação

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também anunciou que o governo está preparando a criação de um fundo garantidor para pequenas e médias empresas. "Isso dará um novo impulso ao crédito para este setor", afirmou o ministro. Mantega disse que, embora o crédito tenha voltado para os bancos médios, estes ainda têm receio de emprestar às pequenas e médias empresas.
Segundo o ministro, com o fundo garantidor, os bancos terão a garantia de que receberão o crédito de volta.

Mantega afirmou também que os grandes bancos já voltaram a emprestar como antes da crise. O problema, segundo ele, é que aumentou o número de clientes, o que proporcionou aos bancos a opção de escolher a quem emprestar. "As pequenas e médias empresas são as mais sacrificadas", disse Mantega, admitindo que o prazo do crédito também ficou mais curto.

Ele lembrou que, recentemente, houve troca de comando no Banco do Brasil e que a nova diretoria tem a missão de aumentar ainda mais a oferta de crédito. "O banco público tem que aproveitar a vantagem que tem: neste momento de crise, não há saques, e sim depósitos, mais depósitos."

Com isso, segundo o ministro, não seria necessário aumentar os juros cobrados, mas isso aconteceu. Mantega afirmou que o Brasil ainda não conseguiu regularizar a questão do crédito. Disse que 10% a 15% da demanda por financiamento não foi atendida.


Fonte: JC

Pesquisar

FTMRS