Funcionários Da Marcopolo Aprovam Flexibilização Da Jornada De Trabalho
Os empregados da Marcopolo, unidades Ana Rech e Planalto, em Caxias do Sul, aceitaram a proposta de flexibilização da jornada de trabalho sugerida pela fabricante de ônibus. A empresa não divulgou ainda o total de funcionários participantes da votação, apenas informa que 87,04% aprovaram a proposta.De acordo com o gerente de Recursos Humanos da empresa, Osmar Piola, a companhia tem hoje 7,5 mil colaboradores em suas unidades. Desse total, a expectativa era de que 4,5 mil funcionários participassem da votação, que ocorreu ao longo de segunda-feira.
A partir do resultado obtido e divulgado na manhã desta terça, os empregados não trabalharão quatro dias no mês de fevereiro e cinco dias em março. O calendário de flexibilização já está definido e, segundo Piola, se inicia nesta sexta-feira. Além do dia 13 de fevereiro, os funcionários não precisarão trabalhar nos dias 20, 23 e 24 deste mês. Em março, as datas de folga são 6, 13, 20, 27 e 30.
O gerente de Recursos Humanos explica que as folgas não implicam em redução de salários. Os dias serão compensados futuramente quando a demanda de produção normalizar.
A medida de flexibilização, já utilizada anteriormente pela empresa, é um dispositivo previsto na cláusula 10 da Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo Milton Susin, diretor de administração da Marcopolo, a flexibilização é mais uma alternativa, além das férias coletivas, e tem o objetivo de dar fôlego à empresa no momento em que a demanda está baixa, porém preservando salários e empregos. A expectativa da Marcopolo é que haja uma gradativa recuperação da economia a partir do segundo trimestre.
Fonte: O Pioneiro