FTM-RS marca presença na 27ª Olimpíada da FTIA que promoveu união e celebração em Santa Rosa

Divulgação FTIA-RS
FTM-RS marca presença na 27ª Olimpíada da FTIA que promoveu união e celebração em Santa Rosa

 
Santa Rosa foi palco de um importante evento esportivo e social, no último fim de semana, dia 9 de novembro: a XXVII Olimpíada do Trabalhador e da Trabalhadora, organizada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA-RS). A competição reuniu aproximadamente 550 atletas de doze sindicatos filiados à FTIA-RS, que competiram em sete modalidades esportivas. O evento contou também com um encerramento especial, onde foi eleita a Rainha da Olimpíada.

O presidente da FTIA-RS, Paulo Madeira, enfatizou a relevância da olimpíada para o fortalecimento dos laços entre os trabalhadores do setor de alimentação. “A Olimpíada acontece anualmente e é muito importante para os trabalhadores. É uma fonte inesgotável de inspiração e trabalho em equipe, além da confraternização entre os sindicatos participantes. Agradeço a presença de todos e todas que entendem a importância desse evento”, destacou Madeira.

Eliane Morfan, da FTM-RS, foi jurada

Para ele, a iniciativa vai além do esporte: é um investimento no bem-estar dos trabalhadores. “O evento não é um custo; é um investimento feito para os trabalhadores. Vivemos o ano inteiro com uma agenda pesada de lutas, mas aqui podemos nos dedicar ao lazer, à amizade e à união”, completou. Madeira também antecipou que a próxima edição, em 2025, será sediada pelo Sindicato de Carazinho e Sarandi, marcando o aniversário de 80 anos da FTIA-RS.

A vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Eliane Morfan participou como jurada da escolha da Rainha da XXVII Olimpíada e destacou a iniciativa da FTIA-RS ao proporcionar momentos especiais como esse para as trabalhadoras os trabalhadores. “Foi um privilégio participar das Olimpíadas do ramo da alimentação. Além de interagir e integrar as pessoas, trouxe cultura e lazer para dentro dos espaços e da vida dos trabalhadores”, disse.

Premiações da Olimpíadas

Para ela, esse evento vai muito além da vida cotidiana dos trabalhadores que participam, principalmente por ser uma categoria que tem um número grande de mulheres na base. “E nós, mulheres, temos triplas jornadas triplas e atividades como esta valoriza e incentiva a qualidade de vida, ao proporcionar esporta, lazer, confraternização e acolhimento uns com outros”, afirma Eliane.

As Olimpíadas
A disputa esportiva se deu em 18 modalidades: Futsal Masculino, Futsal Masculino Master, Futsal feminino, Sete Masculino, Sete Feminino, Vôlei Misto, Bolão Masculino, Bolão Feminino, Bocha Masculino, Bocha Feminina, Rustica Masculina até 39 anos, Rustica Masculina 40 a 59 anos, Rustica Masculina + 60 anos, Rústica Feminina até 39, Rústica Feminina + 40 anos, Musicanto Inéditas, Musicanto Imitações e Escolha da Rainha. Este ano quatro candidatas foram inscritas pelos sindicatos.

Evento é tradicional no ramo da alimentação
Participam da XXVII Olimpíada os Sindicatos de Carazinho/Sarandi, Encantado, Erechim, Itaqui, Lajeado, Marau, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Antônio da Patrulha, São Borja e Serafina Corrêa. A olimpíada se tornou um momento de descontração e celebração para muitos. Além das competições, os trabalhadores tiveram a chance de fazer novas amizades e reforçar os laços com antigos colegas.

A Olimpíada, para além das disputas, simbolizou um dia especial para os trabalhadores e sindicalistas, marcando um momento de união e reconhecimento da importância de estar junto com os trabalhadores em um ambiente de lazer.

Fonte: FTM-RS com informações da CUT-RS

Pesquisar

FTMRS