Ford anuncia centro de distribuição no Estado
Quinze anos depois da tentativa frustrada de instalar uma montadora no Estado, a Ford anunciou ontem um novo investimento no Rio Grande do Sul. A empresa se prepara para instalar um centro de distribuição de equipamentos automotivos no município de Gravataí. A expectativa é que a unidade, única no Sul do País, entre em operação em junho deste ano.
O objetivo do projeto é suprir com maior agilidade as necessidades das revendas localizadas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e equalizar a qualidade do atendimento em todo o Brasil. A unidade vai movimentar 7,5 mil peças por mês, com expectativa de faturamento de R$ 4 milhões, ao mês.
O grande beneficiado com a novidade será o consumidor, garantiu o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogélio Golfarb, após reunião de cerca de uma hora com o governador José Ivo Sartori e o prefeito de Gravataí, Marco Alba.
Atualmente, as chamadas peças não usuais demoram até oito dias para chegar aos clientes gaúchos. A partir da metade deste ano, esse tempo deve cair para dois dias, no máximo. Outra duas unidades na Bahia e em São Paulo atendem as regiões Norte/Nordeste e Sudeste, respectivamente.
Afastando a possibilidade da instalação ser uma espécie de acerto de contas com o executivo estadual após o descumprimento do contrato para a instalação de uma fábrica de automóveis na cidade de Guaíba, Golfarb afirmou que “empresarialmente o pensamento não é esse”. “Nós não pensamos no que aconteceu atrás, mas no que vai acontecer daqui para frente. A decisão é baseada nos méritos, na importância logística e na estatura que o Estado tem no contexto da indústria automotiva”, enfatizou.
A decisão sobre o pagamento pela montadora de um reembolso pelos investimentos públicos realizados para que a empresa abrisse uma filial em 1998 ainda está em suspenso. Em 2013, o Tribunal de Justiça (TJ-RS) condenou a montadora a pagar R$ 162 milhões. A empresa apresentou apelação e o processo tramita até hoje, em segunda instância. “Isso é muito pequeno em vista do início da operação de distribuição de peças no Estado”, determinou Golfarb.
O governador destacou que a vinda do centro de distribuição ao Estado representa o empenho da nova gestão em apesentar alternativas à economia gaúcha. “É uma grande satisfação receber a Ford e o reconhecimento à nossa posição estratégica no Mercosul”, comemorou Sartori.
Para o prefeito de Gravataí, Marco Alba, a unidade deve ter um impacto significativo na receita municipal. O município manteve contato direto com a marca e atuou facilitando os trâmites legais, apoiando e dando agilidade aos processos. Segundo os representantes do governo e da empresa, nenhum tipo de incentivo fiscal ou de crédito foi levado à mesa de negociação.
O novo centro de distribuição da Ford na região Sul será instalado em uma estrutura com área total de 14 mil metros quadrados, localizado na rodovia ERS 118. O local está pronto e disponível para ocupação. No mês que vem a empresa dará início ao abastecimento da área.
Fonte: Jornal do Comércio