Fiat Concede Férias Coletivas A 800 Em Betim
BELO HORIZONTE - A montadora Fiat concedeu férias coletivas a 800 trabalhadores da fábrica de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, desde ontem, por um período de dez dias. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e foi confirmada pela montadora. De acordo com a Fiat, as férias se devem a um ajuste de produção.O Sindicato divulgou, ontem, um balanço das homologações feitas no ano passado, que contabilizou 4.072 rescisões de contratos de metalúrgicos da região, cuja base total atingia 41.748 mil trabalhadores em dezembro de 2008. Destes, cerca de 15 mil eram ligados à Fiat.
De acordo com o sindicato, o volume de demissões, no ano passado, cresceu 66%, sendo que, no último trimestre de 2008, foram demitidos 1.637 mil pessoas, um aumento de 405% em relação ao mesmo período de 2007.
O presidente do sindicato, Marcelino da Rocha, informou que, somente na primeira quinzena de janeiro, ocorreram 274 demissões na região e até o fim deste mês estão agendadas 599 homologações no sindicato.
Em 2008, a Fiat demitiu 844 funcionários, segundo o sindicato. A montadora intercalou períodos de 10 e 20 dias de férias coletivas para os funcionários entre o início de dezembro e início de janeiro.
Hoje, pela manhã, será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), uma reunião entre a Fiat, 14 empresas fornecedoras de autopeças e o sindicato para avaliar a situação dos trabalhadores.
A Fiat concedeu férias coletivas a 800 trabalhadores da fábrica de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, por um período de 10 dias. De acordo com a montadora, as férias se devem ao ajuste de produção.
Fonte: Agência Estado