Estado de Direito? Para quem? – Movimento dos Trabalhadores Desempregados
O Movimento dos Trabalhadores Desempregados do Rio Grande do Sul (MTD RS) volta às ruas novamente nesta quinta-feira para lutar por ações de inclusão e melhoria das condições daqueles que buscam colocação no mercado de trabalho. A partir das 9h, haverá concentração na Usina do Gasômetro, de onde os trabalhadores seguem, pela Perimetral, até o Centro Administrativo. À tarde, o movimento se une à Marcha dos Sem.
Há dois anos, na Marcha dos Sem, o MTD RS apresentou sua pauta de reivindicações ao então futuro secretário Augusto Lara. Em 05 de setembro de 2011, essas reivindicações foram apresentadas novamente ao governador Tarso Genro, com a presença de Lara, que foi encarregado de coordenar um grupo de trabalho para estudar e responder a pauta. Passado mais um ano, os trabalhadores continuam sem resposta e até o momento nenhum item da pauta do MTD foi atendido.
Quais são as reivindicações dos trabalhadores?
1) PROJETO PRÓ-INCLUSÃO PRODUTIVO COOPERADO/POPULAR: Projeto de educação popular que visa desenvolver processo de formação cidadã e de qualificação profissional para a inclusão produtiva cooperada.
2) COLETIVOS DE TRABALHO: Esta proposta é inovadora, pois busca articular qualificação profissional com o trabalho social, ambiental e cultura nas comunidades de periferia – EDUCAÇÃO/TRABALHO.
3) PONTOS POPULARES DE TRABALHO: Construção ou adequação de espaços físicos apropriados ao desenvolvimento das atividades produtivas, articulado aos programas de assistência social, de segurança alimentar e de qualificação profissional.
Quais são as políticas de Combate a Pobreza Extrema no RS?
COMO ESTÁ O RS MAIS IGUAL? E O RS MAIS RENDA?
Nos mais de 12 anos de organização e luta do movimento, o Brasil e o RS avançaram na formulação de programas e políticas de Assistência Social, com programas de combate à fome e à extrema pobreza, e programas a estruturação do Sistema de Assistência Social.
Porém, precisamos alertar os governos e a sociedade sobre as dificuldades que identificamos na execução destas políticas e programas – PRONATEC, ACESSUAS Trabalho, políticas de fomento à economia solidária, ações de melhorias nos assentamentos rururbanos são anunciados, mas pelo formato legal e metodológico, não chegam até a população em situação de extrema pobreza.
É PRECISO CORAGEM PARA SUPERAR A POBREZA!
Até quando a burocracia do ESTADO vai impedir a implementação de projetos como esses apresentados pelo MTD, que buscam contribuir para a inclusão produtiva no RS?
Governador Tarso, foi para realizar esSas mudanças que o povo gaúcho o elegeu no 1º turno de 2010! E este povo estará do seu lado para implementar todas as mudanças que forem necessárias!
O Povo Organizado Não Pode Ser Pisado!
O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!
Fonte: MTD RS