Empresários Preveem Que País Volta A Crescer Em 2010
Ainda não é neste semestre, mas a economia brasileira retomará o rumo do crescimento até o final do próximo ano. A percepção de empresários e executivos foi apontada em pesquisa realizada durante o Fórum da Liberdade, encerrado ontem em Porto Alegre.Segundo o levantamento exclusivo, realizado entre segunda e terça-feira pela Reali Estratégia e Marketing com apoio do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) em conjunto com o Grupo RBS, os entrevistados afirmaram que vão manter os investimentos previstos para 2009, apesar da crise. Quanto à atuação dos governos Lula e Yeda Crusius na crise, os consultados a avaliaram como regular.
A pesquisa com 213 participantes da 22ª edição do fórum mostrou que a grande culpada pela turbulência global, com 39,2% das respostas, foi “a interferência do governo na ordem econômica, estimulando a expansão artificial de crédito”, revelando sintonia entre a plateia e os palestrantes – a maioria economistas, intelectuais e políticos que apoiam a liberdade econômica baseada no livre mercado.
No entanto, segundo o presidente do IEE, Rafael Sá, a aprovação das medidas adotadas por Lula e Yeda não reflete as opiniões dos teóricos participantes do fórum. Para Sá, governos estão aumentando gastos e comprometendo as finanças públicas no longo prazo.
– Os governos estão gerando dinheiro e não estão gerando riqueza. Para mim, dinheiro é só meio de troca. Não acredito que jogar dinheiro vai resolver a crise – disse o presidente do IEE, sintetizando a opinião que, segundo ele, predominou nos debates.
Os entrevistados apontaram que a principal solução para a turbulência global é a “redução dos gastos públicos e do tamanho do Estado”, conceito que vem sendo repetido no fórum desde a sua criação.
Fonte: AE