Edição do Reaja! com a proposta da patronal intensifica mobilizações dos trabalhadores

Reprodução
Edição do Reaja! com a proposta da patronal intensifica mobilizações dos trabalhadores

A campanha salarial 2025/2026 está a todo vapor! Com data-base em 1º de maio, as mesas de Metalurgia e Máquinas Agrícolas já estão em negociação e demonstrando todo o descaso dos patrões com os trabalhadores. Por isso, a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) lançou mais uma edição especial do informativo Reaja! Com a proposta dos patrões. O boletim será entregue nas atividades desta semana, em diversas regiões do estado. 

Confira o Reaja!

A patronal da Metalurgia propôs um índice de reajuste de 5,32%. Já para os trabalhadores de Máquinas Agrícolas, a proposta foi de 5%. Ambos, a partir de maio. Em seguida, o informativo recorda que a reivindicação de reajuste dos trabalhadores é de 10% para repor o poder aquisitivo do salário dos trabalhadores, perdidos entre 2019 e 2024, período em que aumentou consideravelmente o custo de vida no Brasil. 

Entre as outras reivindicações estão o fim do teto para o reajuste, o piso salarial de R$ 2.101,41, vale alimentação de 815,57 (correspondente ao valor atual da cesta básica), sem vínculo com assiduidade.

O material também divulga a mobilização da categoria nas últimas semanas. Os sindicatos filiados à FTM-RS realizaram grandes atividades nas portas de fábricas de cidades como Porto Alegre, Santa Rosa, Charqueadas, Canoas, Panambi, Pelotas, Ijuí, Passo Fundo, Canela, Venâncio Aires, Cachoeirinha, Horizontina, Erechim, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Carazinho, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Vacaria e Não-Me-Toque.

 

Fonte: FTM-RS

Pesquisar

FTMRS