Dia 21 de abril é Dia do Metalúrgico

FTM-RS
Dia 21 de abril é Dia do Metalúrgico

Nesta quarta-feira (21) comemora-se o Dia do Metalúrgico (a) e a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) parabeniza toda a categoria, que é fundamental para o progresso do país. No Rio Grande do Sul, a Federação representa cerca de 100 mil trabalhadores de mais de 10 mil empresas, de 400 municípios abrangidos.

Esses profissionais surgiram junto com o progresso industrial que floresceu no Brasil a partir da década de 1930, por causa da queda da economia cafeeira. Com o advento da produção em série e em larga escala, muitos trabalhadores deixaram o campo, em busca de emprego na cidade. Nesta época, surgiram o operário industrial, o operador de máquinas, ferramenteiro, ajustador, mecânico, o encarregado de produção nos mais variados tipos de indústria... E assim, surgiu o metalúrgico.

O metalúrgico é, antes de tudo, um especialista. No início da indústria, eram empregados os ferreiros, armeiros e pessoas que tivessem conhecimento das ligas metálicas e de como trabalhar o metal.

Atualmente, o metalúrgico se divide entre os diversos ramos da metalurgia, de acordo com seu nível de conhecimento. O de formação técnica e especializada atua no chamado “chão de fábrica”, dando forma e acabamento aos diversos produtos derivados dos metais. Você pode não perceber, mas o metalúrgico está presente na vida de todos.

Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), em 2019, o Brasil contava com aproximadamente 1,7 milhão de trabalhadores metalúrgicos.

Fonte: FTM-RS com informações do MTE

Pesquisar

FTMRS