CUT-RS promove o Seminário Estadual “Comunicação, Democracia e Resistência
A manipulação da grande mídia, a necessidade urgente da construção de mídias alternativas e independentes, o tipo de comunicação que deve ser construída como resistência ao golpe e as formas de tornar a mídia democrática de fato foram alguns dos temas abordados durante os dias 1° e 2 de dezembro, no Seminário Estadual “Comunicação, Democracia e Resistência realizado na sede da Fetrafi/RS, na capital, e promovido pela CUT-RS em parceria com diversas entidades filiadas, entre elas, a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS.
Na mesa de abertura, o presidente da FTMRS, Jairo Carneiro, ressaltou a importância do seminário, justamente no momento em que vivenciamos a necessidade de rever a forma como o meio sindical e a esquerda estão fazendo comunicação.
Para o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, enfrentamos a dispersão da nossa estratégia. "O meio sindical precisa contribuir mais com as pautas mobilizadoras da sociedade".
Foram cinco mesas temáticas e três oficinas, com a participação de jornalistas, radialistas, professores, ativistas digitais, como Emir Sader, Moisés Mendes, Pedrinho Guareschi, Celso Schroeder, Renata Mieli, Paulo Salvador, Roni Barbosa, Vera Gasparetto, Guilherme Oliveira, Luiz Damasceno, Ediane Oliveira, Beatriz Fagundes, Carmen Crochemore e Lúcio Uberdan. O evento também trouxe a Porto Alegre o jornalista Franklin Martins, para um painel realizado na Assembleia Legislativa do Estado.
Representando os metalúrgicos estavam jornalistas e dirigentes sindicais responsáveis pela Comunicação das entidades e da FTMRS. O tema do evento é um assunto central do planejamento participativo elaborado pelos 29 sindicatos filiados a Federação.