Conquista Dos Trabalhadores Gaúchos

O percentual segue um dos critérios propostos em reuniões anteriores pelo governo do Estado, ou seja, a soma da inflação nacional e do PIB gaúcho dos dois últimos anos.
O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski (foto), mostrou-se satisfeito com o resultado de inúmeras reuniões que foram realizadas entre governo do Estado, centrais sindicais e representantes de trabalhadores durante o período de dois meses. Segundo ele, “o índice apontado é resultado da mobilização dos trabalhadores que, ao longo de quatro meses, concentraram seus esforços na retomada do valor histórico do mínimo estadual”.
Segundo o vice-presidente de nosso sindicato e da Federação dos Metalúrgicos, Flávio de Souza, o Flavião, que acompanhou de perto todas as negociações, "cerca de um milhão e 200 mil trabalhadores gaúchos serão beneficiados pelo reajuste das faixas salariais do mínimo regional". Segundo ele, agora temos que fiscalizar o envio do projeto pela governadora Yeda Crusius e a aprovação no Plenário da Assembléia Legislativa. Depois, temos que fiscalizar se as empresas vão cumprir, enfim, vão pagar o novo salário aos trabalhadores e trabalhadoras beneficiadas.
Estimativas indicam que, com o novo mínimo regional, serão injetados na economia gaúcha cerca de R$ 235 milhões mensais.
Fonte: Geraldo Muzykant - Assessor de Imprensa