Começa a edição 2014 do Curso de Formação de Dirigentes Sindicais da FTMRS
A edição 2014 do curso de formação de dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS) começou na manhã desta quarta-feira (26), no Sindipolo, com uma breve aula inaugural. Após o encontro, os alunos seguiram para a exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, que está em cartaz na Usina do Gasômetro, na Capital.
O curso tem duração de dois anos, sendo que cada ano possui seis módulos em regime de imersão. Os módulos serão realizados em março, maio, julho, setembro, novembro e dezembro.
Em 2014, a Turma VI – Nelson Mandela, concluirá o curso e participará de um intercâmbio de experiências com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e com a CNM/CUT. Enquanto uma turma se prepara para o último ano de formação, uma nova turma, a VII, começa a caminhada.
Ao longo destes seis anos, mais de 150 dirigentes metalúrgicos participaram do programa. Desde o ano passado, a Federação vem incentivando a realização de atividades de formação sindical nas regionais e a proposta tende a crescer, de acordo com o secretário Administrativo da FTMRS, Flávio Fontana. O dirigente salientou que as turmas que estão sendo formadas no programa representam os diretores do sindicato e da Federação no futuro. “Vocês são a nossa aposta”.
A diretoria da FTMRS esteve presente no encontro para dar boas-vindas aos alunos. O secretário de Finanças, Ademir Bueno, falou sobre a importância do processo de formação desenvolvido no RS e que é referência em todo o Brasil. “O investimento feito na formação é um esforço da Federação e dos Sindicatos para que o conhecimento adquirido no curso seja transmitido aos companheiros que não têm a mesma oportunidade”.
O secretário de Formação e Política Sindical, Paulo Chitolina, ressaltou que o curso está focado em dois aspectos distintos: o embasamento teórico referente à história do movimento sindical brasileiro e a realidade dos companheiros dentro das fábricas, através da discussão e da troca de experiências.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga, Mauri Schorn, lembrou que muitos sindicatos já possuem dirigentes em suas diretorias que participaram do curso da FTMRS. “A formação tem resultado prático e somos um dos maiores incentivadores do projeto”, afirmou.
Para o dirigente Marcelo Pereira do Nascimento, da empresa Hidrojet, participar do curso representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre é adquirir experiência, aprimorar conhecimento e passar para os companheiros do chão de fábrica. “Essa é uma oportunidade que recebi e quero abraçar. Há quatro anos sou sócio do Sindicato e acompanhar o que vem acontecendo dentro da empresa me motivou a fazer parte da entidade”.
Para tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga, Andréia Luisa da Silva, da empresa Franke, que participa da turma VI, o curso tem sido muito produtivo e a expectativa para este ano é de ampliação do conhecimento em termos políticos e de comunicação. A dirigente, que começou a formação ano passado já integra a direção do Sindicato. “O que mais eu puder fazer para ajudar os outros, eu vou fazer, minha visão de mundo foi ampliada, por isso eu procurei o Sindicato, porque eu quero crescer”, finalizou.