Campanha de arrecadação de alimentos em solidariedade aos trabalhadores da Iesa
A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Charqueadas estão promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos para os mil trabalhadores demitidos pela Iesa Óleo & Gás, e que estão sem receber salários e verbas rescisórias.
Embora a Justiça do Trabalho tenha atendido ao pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), concedendo liminar que suspende as demissões, a situação dos trabalhadores é crítica, pois o impasse continua. A empresa alega não ter condições de honrar com as obrigações trabalhistas.
Na última quarta-feira (04), houve audiência de mediação na Vara do Trabalho de São Jerônimo, entre representantes da Iesa, da Petrobrás, do Consórcio Tupi/BV e do Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas. O principal objetivo era garantir o pagamento do salário de novembro, da primeira parcela do 13º salário, que venceu em 30 de novembro, e a quitação das verbas rescisórias, estimadas em R$ 17 milhões. Não houve acordo.
A campanha solidária visa unir forças de toda a categoria para auxiliar aos companheiros e companheiras que perderam emprego e estão sem receber o que lhes é devido.
Os sindicatos que quiserem contribuir com doações devem entrar em contato com a FTMRS. Participe!!!