CNM/CUT e Dieese lançam livro no Fórum Social Temático
Após a realização da oficina “A Industrialização e os Desafios para a Classe Trabalhadora no Brasil e na América Latina”, na sexta-feira, 22, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançaram o livro “As Faces da Indústria Metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical”.
A obra pretende apresentar ao leitor o desenvolvimento bem como o atual retrato e horizontes dos diversos segmentos que compõe o ramo metalúrgico. O ramo metalúrgico está relacionado à produção e transformação dos metais, sendo encontrado ao longo das diversas cadeias produtivas. Devido sua heterogeneidade, o ramo foi estudado segundo a organização setorial adotada pela CNM/CUT, a fim de captar as especificidades de cada um. Este trabalho aborda as características de cada segmento, seu histórico no Brasil, bem com sua posição no âmbito internacional, a partir da ótica dos trabalhadores.
Tomando como base o período que vai de 2002 a 2013, são apreciadas as políticas de fomento do estado brasileiro que atingem diretamente os segmentos, além de indicadores econômicos, como taxa de investimento, produção física e produtividade, por exemplo. É evidenciada, com especial atenção, a evolução do mercado de trabalho formal, bem como o número de trabalhadores, a distribuição regional, a remuneração média, rotatividade e o perfil dos trabalhadores, em 2013. Por fim, são apontadas algumas perspectivas para cada segmento.
O livro foi distribuído a todos os participantes da oficina.
Fonte: STIMEPA