Ciber investe R$ 4,6 milhões na expansão de planta gaúcha
Fabricante produz maquinário como fresadoras e rolo compactadores
A Ciber Equipamentos Rodoviários, parte do grupo alemão Wirtgen, concluiu, no fim de 2014, sua expansão de 8 mil m² em Porto Alegre, com seu parque fabril agora ocupando 51.678m2. O investimento foi de R$ 4,6 milhões. “O objetivo foi expandir a capacidade de armazenamento de matérias-primas e equipamentos”, explicou o gerente de marketing da empresa, Jandrei Luis Goldschmidt. A companhia atua no Brasil como subsidiária do Grupo Wirtgen, produzindo as fresadoras W100 e o rolo compactador Hamm 3411, além de desenvolver e produzir com a marca Ciber as vibro-acabadoras e usinas de asfalto.
Além da fábrica, no bairro Sarandi, a Ciber possui o papel de master dealer do Wirtgen, revendendo assim todo portfólio de equipamentos como fresadoras, recicladoras, pavimentadoras de concreto, mineradoras de superfície Wirtgen, pavimentadoras da marca Vögele, toda linha de rolos compactadores para solo e asfalto da marca Hamm e britadores móveis e peneiras Kleemann.
Goldschmidt comentou as expectativas da empresa para este ano. “Acreditamos que 2015 será um período ainda de ajustes econômicos e nos planejamentos do governo. As previsões não apontam crescimento. O cenário dependerá do governo, das medidas que serão adotadas e sobretudo da velocidade que dará a estas. O País clama por estas demandas e sofre com tais deficiências para seu desenvolvimento.” A fábrica tem origens gaúchas. Em 1958, em Caxias do Sul, o italiano naturalizado brasileiro, Clemente Cifali, fundou a primeira empresa brasileira para produção de usinas de asfalto, a Clemente Cifali e Filho. Em 1974, associou-se à Mitsubishi Heavy Industries do Japão. Dez anos depois, o controle foi assumido por um grupo de investidores brasileiros e japoneses, e, ainda na mesma época, foi formada uma joint-venture com a Wirtgen GmbH.
Fonte: Jornal do Comércio