Canoas e Nova Santa Rita: Seminário de Formação reúne cipeiros da categoria
O Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita promoveu no sábado, 28 de setembro, o Seminário de Formação de Cipeiros, que reuniu cerca de 80 participantes no salão de eventos da entidade, a maioria cipeiros titulares e suplentes das fábricas metalúrgicas da região.
A abertura do seminário foi feita pelo presidente da FTM/CUT-RS, Jairo Carneiro, que falou da importância das Cipas e dos cipeiros na organização do trabalho e dos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos.
Posteriormente, coordenados pela Comissão Organizadora, composta pelos dirigentes sindicais Antonio Munari, Cecílio Guterres e Dalcemar Soares, os painelistas Geordeci Menezes de Souza (Secretário de Saúde, Segurança e Meio-ambiente da CNM/CUT), Celso Barônio (Ex-secretário do Meio-ambiente da Prefeitura Municipal de Canoas), Cleber Brandão (Enfermeiro, membro do Cerest e Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Canoas), João Lucas de Mattos (Advogado do Escritório Woida Magnago Skrebsky Colla & Advogados Associados e do FSST – Fórum Sindical de Saúde do/a Trabalhador/a) e Rogério Dornelles (Médico do Trabalho de sindicatos e colaborador do FSST – Fórum Sindical de Saúde do/a Trabalhador/a), falaram sobre vários temas, entre os quais os princípios da prevenção e da precaução no meio ambiente do trabalho, as ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância, questões previdenciárias e sobre o trabalho, sofrimento e adoecimento no Brasil.
O deputado estadual Nelsinho e o senador Paulo Paim fizeram questão de prestigiar o evento. Convidados a falar, ressaltaram os projetos e a luta cotidiana desempenhada por eles nos parlamentos para fazer avançar projetos que visam ampliar direitos trabalhistas e previdenciários para a classe trabalhadora.
Destaque do encontro, Geordeci Menezes de Souza, da CNM/CUT, falou dos avanços conquistados nos últimos anos, como as convenções 155 e 161 da OIT, nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e por meio da Portaria do Ministério da Saúde n° 1823, de setembro de 2012, e do Decreto Lei nº 7.602, de novembro de 2011, e outros avanços que podem ser conquistados a partir da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em 2014. “Em todas as conferências tivemos conquistas importantes. Por isso é fundamental que a nossa categoria vá se preparando e participando dos encontros preparatórios desta conferência nacional, que visa a implementação da política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora e que terá como mote a ‘Saúde do Trabalhador/a, Direito de Todos/as e Dever do Estado’”, explicou.
Segundo o secretário de Formação e um dos componentes da comissão que organizou o seminário, dirigente sindical Cecílio Guterres, o encontro foi muito positivo porque conseguiu trazer painelistas muito importantes, especialistas que enriqueceram os conhecimentos dos participantes. “Certamente, eles saíram do seminário mais preparados para atuar junto com o sindicato na luta por melhores condições de trabalho, por mais saúde, segurança e prevenção. O sindicato está investindo na formação da classe trabalhadora e quer repetir em outras ocasiões este e outros seminários formativos”, concluiu.