21/09: Dia de Mobilização Nacional

Neste domingo (21), a CUT, em conjunto com as entidades que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, Fórum das Centrais Sindicais e Grito dos Excluído e das Excluídas estarão nas ruas de todo o país contra a aprovação da PEC da Impunidade - também conhecida como PEC da Blindagem ou “PEC da Bandidagem” – e para exigir que não haja anistia para os golpistas responsáveis pelos crimes contra a democracia e o Estado de Direito.
A mobilização tem ganhado adesão nas redes sociais e nos movimentos culturais, bem como no meio artístico em um momento de forte debate sobre os rumos da democracia brasileira. Personalidades como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Anitta, Matheus Nachtergaele, Marcos Palmeiras, Dira Paes e Daniela Mercury, entre outros, convocaram em suas redes sociais a população para os protestos deste domingo (21).
A proposta de emenda constitucional, conhecida como PEC da Impunidade, PEC da Blindagem e até PEC da Bandidagem provocou revolta na sociedade e recebeu críticas das por organizações sociais por impedir que parlamentares sejam investigados e punidos por crimes sem autorização do próprio Congresso. A PEC abre brechas para a impunidade de envolvidos em crimes de responsabilidade e ataques ao Estado Democrático de Direito.
Ainda nesta quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que prevê anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos demais réus dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
Além das mobilizações contra a PEC da Impunidade e contra a anistia a golpistas, os movimentos reivindicam as pautas do Plebiscito Popular, que vai até o dia 12 de outubro, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos, a taxação das grandes fortunas, o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho.
Ao convocar os protestos, a organização dos atos destacam que a luta é também pela preservação da memória e pelo fortalecimento das instituições democráticas. Ainda segundo as entidades, a defesa do lema Sem Anistia para Golpistas expressa a exigência de que não haja concessões ou acomodações políticas que permitam a reincidência de ataques à soberania popular e ao resultado das urnas.
Confira os locais dos atos pelo país
BA
Salvador - 9h - Morro do Cristo
CE
Fortaleza - 15h30 - Estátua de Iracema Guardiã, Av. Beira Mar, 1140
DF
Brasília - 9h - Concentração no Museu Nacional
ES - Vitória: 15h, ALES
GO
Goiânia - 16h - Praça Universitária
MG
Belo Horizonte - 9h - Praça Raul Soares
Juiz de Fora - 10h - Praça da Estação
Serra do Cipó - 10h - Praça
Uberaba - 10h30 - Feira da Abadia
Uberlândia - 9h - Feira Livre do Bairro Luizote
PA
Belém - 9h - Praça da República
PE
Recife - 14h - Ginásio Pernambucano - Rua da Aurora
PR
Curitiba - 14h - Boca Maldita
RJ
Rio de Janeiro - 14h - Posto 5 de Copacabana
RN
Natal - 15h - Midway
RS
Porto Alegre - 14h - Redenção
SC
Florianópolis - 13h - Ponte Hercílio Luz
SE
Aracaju - 16h - Praia da Cinelândia
SP
São Paulo - 14h - MASP
Fonte: CUT Nacional