Sindicato ocupa Gerdau, em Charqueadas, contra fixação de turnos
Há 10 dias, completados nesta terça-feira (21), um grupo de diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas ocupa a planta da Gerdau, localizada no município. A manifestação é contra a fixação de turnos defendida pela empresa. Na próxima quarta-feira (22), às 7h, haverá um ato público em frente ao local.
O presidente do Sindicato, Jorge Luiz Silveira de Carvalho, explica que não houve concordância com o turno fixo de 6x1 e com a redução de 30%, 40% nos salários que a implantação desse turno geraria. “Além disso, o turno fixo é trabalho escravo e fere diretamente a vida familiar e social dos trabalhadores”, conta ele.
De acordo com o dirigente, a empresa precisa entender que as decisões devem ser com diálogo e conforme a vontade dos trabalhadores. “Se a empresa não abrir o diálogo e considerar a implantação do turno fixo, podemos levar a discussão para a justiça”.
“Nossa ocupação é por tempo indeterminado. Não vamos arrefecer, temos esse compromisso com os trabalhadores. A decisão da Gerdau impacta negativamente toda a região que terá menos dinheiro circulando, além da vida dos trabalhadores. Não aceitamos o turno fixo”, declara Jorge Luiz.
Fonte: FTM-RS