Sindicato dos Metalúrgicos é homenageado na Câmara de Vereadores de Erechim
Em sessão solene realizada nesta segunda- feira (01), os vereadores de Erechim homenagearam os 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos. A iniciativa foi do vereador Silvio Ambrózio (PT), acompanhada dos demais vereadores. No seu pronunciamento, Ambrózio destacou a historia do Sindicato, lembrando que a entidade surgiu em 24 de fevereiro de 1955 como associação profissional, sendo reconhecida como entidade sindical dois anos mais tarde. Falando sobre o tempo de existência do sindicato, Ambrózio destacou que “... em 60 anos um livro pode mudar; dá para plantar e colher; trabalhar, lutar, sonhar e mudar; escrever a história e mudar a trajetória”.
A sessão solene também lembrou os seis metalúrgicos que dirigiram o sindicato durante a sua história. Um vídeo mostrou depoimentos do ex-presidente, Avelino Morganti, e do ex-presidente Jaime Basso, que conduziu a entidade mais recentemente.
Silvio Ambrózio também relacionou as principais lutas dosSindicato - saúde, redução da jornada de trabalho, valorização profissional e manutenção dos direitos-, e disse que a história dos metalúrgicos é significativa para Erechim e para o país, finalizando com uma reflexão sobre a importância de valorizar a existência das pessoas na relação capital/ trabalho. “As máquinas um dia, talvez venham a pensar, mas nunca terão sonhos”, disse.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Fabio Adamczuk falou sobre as lutas atuais do Sindicato. “O Sindicato tem pautado mudanças, como a reforma política, tem lutado pelos direitos dos trabalhadores e se posicionado contra a terceirização, o fator previdenciário e a redução da maioridade penal porque entendemos que a luta está dentro e fora do chão de fábrica”. O presidente também falou das ações para a valorização das mulheres metalúrgicas e entregou uma placa alusiva aos 60 anos para os vereadores Silvio Ambrózio e ao presidente da Câmara Fernando Barp.