Reunião do Coletivo de Mulheres da Federação debate organização do grupo
O Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) se reuniu na noite da última sexta-feira (8), através do zoom. Participaram da atividade mulheres de Porto Alegre, São Leopoldo, Horizontina, Cachoeirinha e Venâncio Aires que debateram a organização do Coletivo e a criação de grupos nos sindicatos.
A conselheira fiscal da Federação, Taise Gonçalves Almeida realizou a abertura do evento e agradeceu a presença de todas as mulheres. “Sabemos o quanto é difícil na nossa rotina, arrumar um tempo para estarmos reunidas. Estamos construindo uma nova realidade e a presença e participação de todas é muito importante”, salientou ela.
A educadora popular e militante do MTD, Lurdes Santin participou da reunião e falou da importância dos encontros regulares das mulheres, para debater e melhorar a realidade das trabalhadoras metalúrgicas. “Cada uma é muito importante neste espaço e nos outros que ocupamos”, garante ela.
As participantes de Porto Alegre contaram como é a experiência do Coletivo de Mulheres no Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre. As mulheres de Venâncio Aires também relataram como é a realidade na entidade que conta com 50% da direção do Sindicato composta por trabalhadoras mulheres.
“O desafio agora é montar Coletivos de Mulheres em cada sindicato filiado à Federação. Se tiver três mulheres para começar já está ótimo, pois conversando e nos ouvindo percebemos os problemas e desafios e também, as soluções”, informou Lurdes.
Haverá um novo encontro do Coletivo de Mulheres da FTM-RS em novembro e em dezembro, será realizado um grande encontro presencial do grupo, no primeiro final de semana de dezembro, na Colônia de Férias da Federação.
A reunião foi coordenada pela vice-presidente da FTM-RS, Eliane Catarina Morfan de Brito.
Fonte: FTM-RS