Reunião de dirigentes metalúrgicos define estratégias para o combate às demissões no setor de Máquinas e Implementos Agrícolas
Dirigentes sindicais metalúrgicos estiveram reunidos na última quinta-feira (5), para avaliar a situação do setor de Máquinas e Implementos Agrícolas e planejar estratégias de ação para evitar as demissões.
No encontro foram definidas três linhas de ação:
- Promover consultas com os trabalhadores na busca de alternativas para evitar as demissões e submeter todas as negociações à votação secreta dos trabalhadores.
- Realizar uma reunião com o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (SIMERS) para conjuntamente pensar mecanismos ao processo de demissões no setor; rescisões de contrato não pagas, em especial Semeato; e fazer mobilização junto ao Governo Federal para discutir a retomada do crescimento econômico com a liberação de financiamentos.
- A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS) vai buscar junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apoio a este movimento de retomada do crescimento econômico. O MTE já sinalizou a possibilidade de fazer uma reunião conjunta com empresários e trabalhadores. Caso prossiga o desemprego, os trabalhadores vão propor a ampliação do seguro que existe hoje.