Referência no movimento sindical, Departamento de Saúde do Trabalhador do STIMEPA completa 30 anos

Divulgação
Referência no movimento sindical, Departamento de Saúde do Trabalhador do STIMEPA completa 30 anos

Há 30 anos nascia o Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA). No último dia 30, foi realizado o 1º encontro entre os idealizadores e apoiadores do projeto que serviu como modelo para o debate dos temas referentes à saúde do trabalhador, em sindicatos de todo o Brasil.

Na época, em 1989, a entidade iniciou uma discussão sobre saúde do trabalhador focada na prevenção de doenças e acidentes oriundos do trabalho. “Foi quando tiramos o foco do assistencialismo e passamos a fazer um debate amplo”, conta o médico do trabalho, Rogério Dornelles. De acordo com ele, a iniciativa foi inspirada no modelo operário italiano, que valoriza o saber e se organiza para melhorar as condições de trabalho.

O médico destaca que, além de ter servido de referência para outras entidades implantarem setores de saúde do trabalhador, ao longo desses anos, a atuação do departamento já alterou até artigos da legislação. “As campanhas Escuta aí, sobre o ruído no local de trabalho, e Profissão Perigo foram marcantes, pois envolveram até o Ministério Público do Trabalho e deram muita visibilidade para o trabalho que estávamos desenvolvendo nesta área. O Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador também é oriundo do Departamento”, recorda Rogério.

Atualmente, na opinião de Rogério, o STIMEPA está fazendo um excelente trabalho no debate sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) devido ao acúmulo dessas três décadas. “O combate à redução das NRs, como quer o governo, é de suma importância e estamos pautando isso em todo o país”, destaca.

“Claro que sofremos com a atual conjuntura de ataque aos direitos trabalhistas, fechamento de empresas, diminuição da nossa base. E isso é uma lástima, pois não existe desenvolvimento sem uma indústria forte”, declara ele, acrescentando que apesar disso, o Departamento segue sendo uma referência para o movimento sindical e “realizando o trabalho de apontar caminhos na prevenção das doenças relacionada ao trabalho e acolhendo os trabalhadores”.

O diretor de Previdência e Saúde do Trabalho do STIMEPA, Rudinei Fernandes acredita que o Departamento de Saúde é um dos setores mais importantes do Sindicato. “Não só por essa história pioneira, mas pelo excelente trabalho que realiza. A equipe de médicos e profissionais da saúde que temos na nossa entidade desempenha, muitas vezes, o papel do Estado. Pois além do atendimento, há todo um acompanhamento do trabalhador”.

O atendimento no setor de saúde é diário, de segunda à sexta-feira, na sede do STIMEPA. Também, ao longo dos anos, o Departamento realizou inúmeros cursos com os cipeiros nas fábricas. “Esse trabalho com os integrantes da CIPA é outro diferencial, pois qualificamos esses trabalhadores para atuarem na prevenção das doenças do trabalho no chão de fábrica”, conta.

Para Rudinei, é uma honra estar à frente do Departamento no seu 30º ano. “Agradeço por poder dar continuidade a este trabalho que é fundamental para a categoria e reconhecido pelo conjunto do movimento sindical”, garante ele.

 

Fonte: FTM-RS

Pesquisar

FTMRS