O Papa: é preciso um salário para todos

Reprodução
O Papa: é preciso um salário para todos

Salário universal e redução da jornada de trabalho foram as duas medidas concretas que o Papa Francisco lançou para superar a crise econômica e social agravada pela pandemia. Isso ocorreu no final de uma longa mensagem de vídeo em espanhol enviada aos participantes da segunda sessão do IV Encontro Mundial dos Movimentos Populares (Emmp), que aconteceu no último final de semana, de maneira online.

Para o Pontífice, a pandemia "mostrou as desigualdades sociais que afetam nossos povos e expôs - sem pedir licença nem desculpa - a situação angustiante de tantos irmãos e irmãs, aquela situação que tantos mecanismos de pós-verdade não conseguiram ocultar". E perante esse desafio, não se pode "voltar aos padrões anteriores" porque "seria realmente suicida e, se me permitem forçar um pouco as palavras, ecocida e genocida".

Por fim, o Papa reiterou o convite a "colocar a economia ao serviço dos povos para construir uma paz duradoura baseada na justiça social e no cuidado da casa comum". Daí a exortação aos movimentos populares para que não se deixem corromper. E continuar "a levar adiante a sua agenda de terra, casa e trabalho."

Leia a reportagem completa aqui.

Fonte: IHU

Pesquisar

FTMRS