Nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo é empossada
O ginásio Bigornão lotou com cerca de 700 pessoas para acompanhar a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região, na noite de sábado, 11.
Em seu primeiro discurso como presidente da entidade, Valmir Lodi (Sabugo), agradeceu a presença dos trabalhadores e de representantes de sindicatos de diversas categorias da região. “Todo mundo que está aqui nos ajudou muito durante o processo eleitoral. Enfrentamos uma campanha bastante difícil e o apoio de vocês foi fundamental”, disse.
Ele também ressaltou o trabalho da assessoria jurídica do Sindicato durante toda a eleição e até minutos antes da posse. Destacou a atuação dos dirigentes que estão deixando a diretoria da entidade, Shirley Cruz e José Jesus dos Santos e falou dos próximos desafios. “Temos muita luta pela frente, muita briga com o patrão nas campanhas salariais e pela ampliação de direitos. Mas com certeza, sempre estaremos do lado da classe trabalhadora”, finalizou.
Lodi passou a palavra para o deputado federal, Marco Maia (PT), e explicou que foi o parlamentar o responsável pelo seu interesse pelo movimento sindical. “Não tenho dúvida que você junto com a nova direção vão fazer um excelente trabalho pela categoria, por São Leopoldo e pelo nosso país, pois as mudanças começam é nas fábricas e nas assembleias com os trabalhadores”, disse Maia.
Deixando a presidência, Jorge Edemar Corrêa, destacou as conquistas da categoria nos últimos anos. “Foram dois mandatos como presidente e tenho muito orgulho de neste tempo temos conquistados aumento real para a categoria nestes seis anos”, relatou.
Abrindo a cerimônia, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou que a classe trabalhadora, mais do que nunca, precisa manter-se unida e forte. “Estamos enfrentando um período de grande conservadorismo no Congresso com a aprovação PL 4330, da terceirização, por isso, entidades sindicais combativas são fundamentais na disputa por um projeto de sociedade e na defesa dos trabalhadores.”
O diretor da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, que integra a chapa eleita falou da história do STIMMMESL: “esse ginásio já ficou lotado de metalúrgicos nas assembleias de campanha salarial na década de 80, já ouvimos o Lula falar aqui antes mesmo de ser eleito presidente da república. Dessa entidade saíram dirigentes que atuam nacionalmente.”
Ao empossar a nova direção, o presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Jairo Carneiro, parabenizou os novos dirigentes e afirmou que a vida de sindicalista é bastante dura, mas gratificante pois só assim é possível melhorar a sociedade.
Também participaram da atividade, os deputados deputado estaduais Altemir Tortelli e Adão Villaverde e vereadores de São Leopoldo Nestor Schwertner e Luiz Antônio Castro dos Santos, além de representações de diversos sindicatos e categorias.
Por: Renata Machado (STIMMMESL)