Nota sobre o Projeto de Lei da igualdade salarial
Visando diminuir a discriminação de gênero dentro do mercado de trabalho, a Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (04/05) um importante projeto de lei enviado pelo Governo Federal que obriga as empresas a pagarem o mesmo salário para homens e mulheres que exerçam a mesma função.
Para isso, se prevê aplicação de mecanismo de transparência e aumento da fiscalização nas empresas. O texto aprovado também determina que as empresas com cem ou mais funcionários publiquem relatórios semestrais sobre a transparência salarial e remuneratória em seus quadros.
Como pena ficou estabelecido o pagamento de dez vezes o novo salário da trabalhadora que sofreu a discriminação, elevado ao dobro em caso de reincidência da empresa. Caso não haja divulgação do relatório pelas empresas, caberá multa de até 3% da folha de salários, limitada a cem salários mínimos (hoje, no valor de R$ 132 mil reais).
O texto ainda necessita passar pela aprovação do Senado Federal antes de ir à sanção do Presidente da República.
As trabalhadores e os trabalhadores poderão buscar orientações acerca do tema com o jurídico do Sindicato a que pertencem, ou através da nossa central de atendimento 51 3284.8300 e também na nossa Central de Atendimento no whatsapp na qual estaremos preparados para oferecer a melhor assessoria jurídica acerca do assunto, ou ainda com um advogado de sua confiança
Fonte: Agência Câmara de Notícias