Metalúrgicos do RS participam de Encontro dos Trabalhadores da John Deere e fortalecem Rede Nacional

Divulgação
Metalúrgicos do RS participam de Encontro dos Trabalhadores da John Deere e fortalecem Rede Nacional


Dirigentes sindicais gaúchos, que são metalúrgicos da John Deere, participaram do 3º Encontro dos Trabalhadores da John Deere do Brasil, realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, em Campinas (SP). A reunião aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto, reuniu participantes da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste e marcou a retomada da Rede de Trabalhadores no Brasil.

O objetivo do Encontro foi debater as condições de trabalho nas plantas da empresa, trocar experiências entre os trabalhadores das fábricas, alinhar estratégias de mobilização e fortalecer a organização frente aos desafios no ambiente de trabalho.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, Jorge Ramos afirmou que o Encontro foi importante para contextualizar a realidade dos trabalhadores em cada planta. “Os setores de Recursos Humanos de todas as empresas trabalham junto e os sindicatos, que representam os trabalhadores, não. Portanto, a Rede tem esse intuito, essa unificação nas ações sindicais”, explicou.

Ramos participou do primeiro Encontro, no ano de 2014 e é um dos representantes do país na Rede Internacional. “A Rede com trabalhadores dos países onde tem John Deere, já existe e funciona bem”, conta ele que é trabalhador da empresa, em Horizontina.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e trabalhador da CIBER (empresa do grupo John Deere), Helder Flores, falou da programação do Encontro, que foi bastante positiva. “Saímos satisfeitos e fortalecidos, com um planejamento estratégico para o próximo período e o Encontro que vem”, afirmou. O diretor enfatizou que os debates foram em torno da segurança do trabalho, saúde e segurança do trabalhador e benefícios.

Um dos destaques do Encontro, foi uma reunião com os representantes de Relações Trabalhistas das plantas da John Deere. Ficou acertada que essas conversas ocorrerão a cada seis meses para debaterem um patamar mínimo para os trabalhadores da John Deere, no Brasil.

As metas e os objetivos apontados foram enfatizados pelo diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC) e trabalhador da PLA (empresa do grupo John Deere), Luis Mayer de Lima. “Além disso, a reunião de forma inédita, com os RHs de quase todas as plantas demostra a importância das ações tiradas no Encontro e da união do comprometimento dos trabalhadores”, acredita. 

Participando da abertura da atividade, o diretor da Federação dos Trabalhadores dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Milton Viário, destaca a retomada importante e com mais força da Rede dos Trabalhadores da John Deere, devido ao ingresso de Campinas. “O grupo vem crescendo com aquisição de empresas no Brasil. E a Rede vai ter funcionamento regular, articulando condições mínimas salariais e de trabalho de cada planta”, afirmou.

A abertura do evento contou com a presença de lideranças de peso do movimento sindical, como Jair dos Santos (presidente do Sindicato de Campinas) e Carlos Albino (representando a CNTM/FS, reforçando a importância da mobilização e unidade da classe trabalhadora frente aos desafios do setor.

O próximo encontro, em 2026, será realizado no Rio Grande do Sul.

Fonte: FTM-RS

Pesquisar

FTMRS