Metalúrgicos de Santa Rosa fazem ato contra o fim do pagamento do adicional de insalubridade da Lintec Ixon

Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa
Metalúrgicos de Santa Rosa fazem ato contra o fim do pagamento do adicional de insalubridade da Lintec Ixon

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa realizou uma assembleia com os trabalhadores (as) da Lintec Ixon, na cidade de Santa Rosa, na manhã desta quinta-feira (30). A atividade aconteceu após a empresa anunciar o fim do pagamento do adicional de insalubridade a partir e 1º de setembro.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa, João Roque, a empresa propôs um vale mercado de R$ 200,00 como compensação. “Evidente que o Sindicato não tem acordo com um isso. O adicional de insalubridade incide até na aposentadoria, então o prejuízo é muito grande”, destacou.

Diante disso, o Sindicato entrará na Justiça e, inclusive, contratará um perito para fazer a análise da insalubridade na empresa. “Os trabalhadores estão extremamente descontentes com a situação imposta pela Lintec Ixon”, contou.

O dirigente destacou ainda outras dificuldades que a categoria enfrenta com a empresa. “Eles não querem cumprir a nossa Convenção Coletiva de Trabalho nem o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que do Sindicato”.

A LINTEC-IXON tem cerca de 80 trabalhadores e produz usinas de asfalto e centrais de concreto. Fundada em 1995, em Santa Rosa, tem atuado no mercado nacional, bem como no mercado externo, com exportações para a América Latina e África, crescentes nos últimos anos.

Fonte: FTM-RS

Pesquisar

FTMRS