Macrossetor da indústria da CUT-RS é destaque na 16ª Plenária Estadual

Divulgação
Macrossetor da indústria da CUT-RS é destaque na 16ª Plenária Estadual

Representando o macrossetor da indústria da CUT-RS, o secretário de Finanças da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Milton Viário falou na 16ª Plenária Estadual da CUT-RS, realizada nos dias 3 e 4 de setembro. Sete ramos integram o grupo: metalúrgicos, calçado e vestuário, alimentação, celulose papel e papelão, petroquímicos, petroleiros e mobiliários. Juntos, representam 65 sindicatos em todos o Rio Grande do Sul e tem uma coordenação que se reúne semanalmente há um ano e meio.

"Discutimos, em torno dessa crise da indústria, um programa com geração de emprego e qualidade. Com base nesse debate queremos também discutir o futuro do estado e do país e para isso, envolver toda a sociedade e principalmente os trabalhadores da nossa base, fundamental para termos força política necessária envolta dessa ideia de colocá-la em prática", disse Milton.

Segundo o dirigente, o macrossetor é norteado por seis diretrizes básicas, que sustentam todo o debate. O estado é indispensável na formulação de uma política industrial, investir em tecnologias e recuperar a indústria com emprego decente são algumas dessas diretrizes.

Plenária - A 16ª Plenária Estadual da CUT-RS aconteceu de maneira virtual, através do aplicativo Zoom e reuniu mais de 200 delegados e delegadas de todo o estado e, das mais diversas categorias do setor público e privado, além de dezenas de convidados.

O encontro foi realizado uma semana depois do aniversário de 38 anos da CUT, teve como lema a frase "Unidos, organizados e mobilizados somos mais fortes" e os temas foram "Trabalho, Direitos e Democracia". Representações de diversas entidades do movimento sindical e social, além de políticos manifestaram, nas suas saudações, a importância estratégica da CUT para o desenvolvimento do país e na defesa da democracia.

Fonte: FTM-RS

Pesquisar

FTMRS