FGTS em ação da Petrobras já rendeu 275,85% e trabalhadores não precisam se preocupar

Mesmo com a queda recente no preço das ações da Petrobras - motivada principalmente pela indefinição eleitoral - e apesar das atuais notícias negativas divulgadas, o retorno para os trabalhadores que investiram parte do FGTS em ações da petrolífera, conforme cálculo do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, é de 275,85%, não configurando prejuízo aos acionistas.

O investimento foi feito em agosto de 2000, onde mais de 300 mil trabalhadores com saldo no FGTS aplicaram até metade do valor que tinham no fundo em ações da Petrobras por meio dos Fundos Mútuos de Privatização (FMPs). De lá até a última terça-feira (21), houve o retorno de 275,85%, período em que o FGTS rendeu 92,37%.

Houve momentos em que a rentabilidade desse investimento foi maior, no entanto a diferença não significa perda para o trabalhador, uma vez que o dinheiro do fundo não pode ser sacado livremente. Conforme o presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, Mario Avelino, os trabalhadores devem vender as ações da Petrobras quando puderem sacar o FGTS. Caso contrário, o dinheiro irá para o fundo. Desta forma, o presidente defende que o investimento continua sendo um bom negócio para o trabalhador, devido às perdas que o cálculo do rendimento do fundo trazem ao dinheiro guardado.

Fonte: Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados com informações da Folha de S. Paulo

Pesquisar

FTMRS