Encontro do Coletivo Gabi, de Mulheres Metalúrgicas, reúne trabalhadoras e dirigentes sindicais de todo o RS

Jean Lazarotto (STIMEPA)
Encontro do Coletivo Gabi, de Mulheres Metalúrgicas, reúne trabalhadoras e dirigentes sindicais de todo o RS

Nos dias 2 e 3 de março, a Colônia de Férias dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, em Cidreira, recebeu participantes do Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores/as Metalúrgicos/as do Rio Grande do Sul. O encontro anual reúne trabalhadoras de todo o estado e dirigentes sindicais para construir a luta das mulheres dentro e fora do ambiente de trabalho.

Com a proposta das dinâmicas participativas, as mulheres trocaram experiências e debateram estratégias para a organização e união no ambiente de trabalho como uma ferramenta para garantir avanços nas políticas públicas, direitos coletivos das mulheres e combate contra as diversas formas de agressão que as trabalhadoras sofrem na sociedade por conta do machismo.

Lurdes Santin, educadora popular e militante do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), explica que a construção da luta das mulheres metalúrgicas é um processo de consolidação do coletivo através da formação e da troca de experiências das trabalhadoras para traçar estratégias de avanço nas pautas femininas.

Dão Real Dos Santos, do instituto Justiça Fiscal, foi convidado para ministrar uma palestra de formação, explicando de forma detalhada com exemplos práticos sobre os impactos da reforma tributária, capacitando as trabalhadoras e dirigentes para o debate político e econômico nas lutas ao longo do ano.

Eliane Morfan, vice-presidenta da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, acredita que as participantes saem do encontro fortalecidas, mais organizadas e mais conscientes do seu papel na luta diária por melhores condições de vida e trabalho, “Quando trabalhamos e nos acolhemos de forma coletiva, as nossas lutas avançam no chão de fábrica, nos sindicatos e na vida pessoal de cada uma” destacou Eliane.

O coletivo “Gabi”, nomeado em homenagem a Gabriela Melo Kuball, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre e secretária do coletivo da juventude da CUT. Encerrou a atividade com um ato simbólico ao lado da Pitangueira plantada em sua memória.

Fonte: STIMEPA

Pesquisar

FTMRS