Em reunião do Coletivo Gabi, metalúrgicas compartilham ações do último período
O Coletivo “Gabi” de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) reuniu dezenas de metalúrgicas, na reunião virtual do grupo, na noite desta quinta-feira (7). Os relatos sobre as campanhas salariais e a projeção dos próximos encontros marcaram a atividade.
Na abertura do encontro, a dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Joyce Sehnem Gomes, leu um poema de Fernanda Mello. “Eu espero que você seja livre. E se tudo falhar, eu espero que você seja rebelde. Desobedeça as regras. Quebre padrões. E desaprenda tudo aquilo que lhe ensinaram sobre ser mulher”, diz um trecho da poesia.
As participantes refletiram sobre os resultados das eleições municipais e o impacto na vida das trabalhadoras. As atividades sindicais realizadas nas entidades, no último período por conta da campanha de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa, bem como a atuação dos coletivos foi outro ponto de pauta do encontro.
O planejamento do encontro de encerramento das atividades do Coletivo em 2024, que será realizado no dia 6 de dezembro, foi o assunto que fechou a reunião. Esse evento ocorrerá em Porto Alegre, com as diretoras das entidades filiadas à Federação.
A vice-presidente da FTM-RS, Eliane Morfan agradeceu a participação de todas e enfatizou a importância de cada uma das mulheres nos encontros. “Isso fortalece o coletivo Gabi e ajuda a construção dos coletivos nos sindicatos”, afirmou ela.
A coordenação do encontro foi por conta da educadora popular, Lurdes Santin. A assessora jurídica da entidade, Juliane Durão, também participou da reunião.
Fonte: FTM-RS