Eleições No Sindicato De Canoas E Nova Santa Rita Acontece Hoje E Amanhã
Estatuto exige eleição com coleta e contagem de votosMais uma vez, a categoria metalúrgica da base de Canoas e Nova Santa Rita é convocada a participar da eleição que vai renovar a direção do Sindicato dos Metalúrgicos para o triênio Set/2008 a Ago/2011. O pleito está sendo realizado hoje e amanhã, 16 e 17 de julho, e tem a chapa da direção como única concorrente.
Mesmo assim, com chapa única, o estatuto do sindicato exige a realização da eleição com votação e escrutinação dos votos. A escrutinação inicia-se logo após o término da eleição (às 17h, do dia 17 de julho). Se a votação não atingir o quorum mínimo de eleitores (dois terços do total de sócios), outra eleição deve ser convocada, sendo seu resultado válido com qualquer número de eleitores.
VOTAÇÃO HOJE – Segundo avaliação da direção, o primeiro dia de votação transcorreu sem problemas. A meta de coleta de votos foi alcançada e as empresas não impuseram dificuldades de acesso aos associados/eleitores nas 20 urnas fixas e itinerantes colocadas à disposição de todos. Dirigentes sindicais dos principais sindicatos cutistas da região metropolitana e da serra gaúcha compareceram para ajudar a comissão eleitoral a buscar os votos dos associados(as). Durante o dia, houve um surpreendente comparecimento de sócios aposentados e afastados por licença médica para votação na urna fixa da sede da entidade. Um grupo de apoiadores ficou encarregado de buscar os votos dos companheiros e companheiras que trabalham nos turnos noturnos.
VOTAÇÃO AMANHÃ – Nesta noite, a comissão, apoiadores e representantes da única chapa concorrente estarão reunidos para avaliar o andamento do pleito e definir como será a conclusão dos trabalhos amanhã, segundo e último dia da eleição. O objetivo é evitar surpresas de última hora e buscar os votos necessários para atingir o quorum (dois-terços dos associados aptos a votar). A reunião também vai tirar os encaminhamentos necessários para a apuração dos votos após o encerramento da votação, às 17 horas
Fonte: Geraldo Muzykant