Coletivo Gabi reúne metalúrgicas gaúchas para avaliarem campanhas salariais

REPRODUÇÃO
Coletivo Gabi reúne metalúrgicas gaúchas para avaliarem campanhas salariais


Dezenas de metalúrgicas participaram da reunião virtual do Coletivo “Gabi” de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), na noite desta quinta-feira (22). Os relatos sobre as campanhas salariais e a projeção dos próximos encontros marcaram a atividade.

Na abertura do encontro foi lido o poema “Força em Aço e Alma”, elaborado pela diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Taise Gonçalves Almeida. “Somos a força que move o metal. Somos a alma que desafia o tempo. E nessa união de corpos e mentes. Traçamos o futuro com esperança. Mulheres metalúrgicas, nunca sozinhas. Juntas, somos inquebráveis”, diz um trecho da poesia.

As participantes relataram como foram as negociações das campanhas salariais nas suas bases e discutiram próximos passos e estratégias futuras. Uma característica deste ano foi a diferenças entre os acordos fechados, por conta da enchente de maio que assolou parte do RS e impactou diretamente as negociações. 

Atividade foi virtual

A vice-presidente da FTM-RS, Eliane Morfan enfatizou a importância de as mulheres ocuparem cada vez mais os espaços nas entidades sindicais e nas negociações com os patrões. “Sabemos que é um espaço desafiador, mas ninguém melhor que a nós, mulheres, para defendermos as nossas pautas.”

A dirigente também abordou o papel que tem as atividades do Coletivo Gabi. “Independente do tamanho da agenda, temos umas às outras e nossas reuniões e encontros nos fortalecem e energizam as nossas lutas, tanto nos sindicatos e nas fábricas”, acredita Eliane.

Relatos das campanhas salariais marcaram a reunião
A coordenação do encontro foi por conta da educadora popular, Lurdes Santin. Ela destacou a campanha “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, lançada neste 7 de agosto pelo Ministério das Mulheres. “A data é o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, um importante marco para as mulheres brasileiras”, disse.

Por fim, ficou definido que o encontro de encerramento do Coletivo Gabi será realizado no dia 6 de dezembro, em Porto Alegre com as diretoras das entidades filiadas à Federação. Já o grande Encontro Estadual do Coletivo está previsto para a segunda quinzena de março, em Cidreira.

Fonte: FTM-RS

Pesquisar

FTMRS