Campanha salarial é pauta do Coletivo de Mulheres da FTM-RS

Divulgação
Campanha salarial é pauta do Coletivo de Mulheres da FTM-RS

O Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) promoveu uma reunião na noite de quarta-feira (20), através do zoom. Dezenas de mulheres, de todo o Rio Grande do Sul, participaram da atividade que entre os pontos de pauta teve a apresentação da cartilha informativa sobre os direitos das mulheres trabalhadoras, mobilização da campanha salarial e relato das atividades do 8 de março.

A vice-presidente da FTM-RS, Eliane Catarina Morfan de Brito ressaltou a importância de cada trabalhadora participar do Coletivo. “Firmamos um compromisso de seguimos juntas e nos fortalecendo no ano que iniciou com muita intensidade e nos chama para luta conjunta, um momento muito importante da unificação de forças no fortalecimento da luta da classe trabalhadora, quanto do Coletivo das Mulheres Metalúrgica RS”, disse.

As participantes relataram como está a mobilização e o andamento da campanha salarial 2022/2023 nos seus sindicatos, como está o envolvimento das mulheres no debate, bem como as dificuldades e avanços. Para Eliane, as lutas sindicais passam por momentos difíceis. “Por isso, é muito importante participarmos das mesas de negociações, fazendo com que as pautas relacionadas as questões de gênero sejam levadas a até o final nas tratativas com os patrões.”

A advogada Juliane Durão, representando o escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, da assessoria jurídica da FTM-RS, apresentou a cartilha elaborada por eles e também reforçou a importância de as mulheres ocuparem os espaços nos sindicatos e nas mesas de negociações.

A reunião foi coordenada pela educadora popular e militante do MTD, Lurdes Santin e pela diretora da FTM-RS, Ana Paula Kaustmann. O próximo encontro deve ocorrer em torno de 45 dias.

Fonte: FTM-RS

Pesquisar

FTMRS