Atividade industrial no país melhora pela 1ª vez desde março, aponta índice

A atividade da indústria brasileira melhorou em agosto pela primeira vez desde março, de acordo com o Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), calculado pelo HSBC e compilado pela consultoria Markit.

O indicador que mede o desempenho industrial passou para 50,2, ante 49,1 em julho. Leituras acima de 50 indicam expansão.

A alta do PMI sugere que a atividade de negócios melhorou modestamente em agosto, no que deve ter sido uma recuperação após as interrupções causadas pela Copa do Mundo.

Sob impacto negativo do evento, o PIB brasileiro caiu 0,6% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses deste ano.

Também ditaram o tombo do PIB a indústria e os serviços, com quedas de 1,5% e 0,5%, respectivamente. A agropecuária teve leve alta de 0,2%.

Recuperação
O aumento foi puxado por uma recuperação considerável da produção. Contudo, as novas encomendas permaneceram estagnadas, o que sugere que as perspectivas para o setor continuam fracas , afirmou André Loes, economista-chefe do HSBC no Brasil.

O PMI mede a atividade da indústria levando em conta itens como produção, emprego, encomendas, estoques e preços, a partir de informações levantadas entre cerca de 400 companhias.

As empresas relataram aumento na produção e estabilidade nas novas encomendas, que tinham caído por quatro meses seguidos.

O número de empregados, contudo, caiu. A categoria de bens intermediários foi a de melhor desempenho entre os três subsetores monitorados, segundo o HSBC. Os demais são bens de consumo e bens de capital.

Fonte: UOL

Pesquisar

FTMRS