13ª Plenária Estadual da CUT reúne mais de 300 delegados

13ª Plenária Estadual da CUT reúne mais de 300 delegados

 

A 13ª Plenária da CUT-RS foi marcado por um forte debate em torno das Resoluções que foram discutidas e elaboradas pelos grupos de trabalho na tarde de sexta.

As propostas de Resoluções que foram acordadas entre as três forças que compõem a CUT-RS se referem à construção da unidade da classe trabalhadora, autonomia e independência da Central, fortalecimento das regionais, piso regional, auxílio moradia dos juízes e promotores do RS, Fórum da Igualdade, agricultura familiar, defesa da água pública, constituição da rede Ecosindical e mulheres.

Também foram aprovadas as Moções de apoio à obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista à greve dos servidores da saúde.

Além disso, foi aprovada uma emenda ao texto base da CUT Nacional defendendo a qualificação profissional que diz respeito à formação dos dirigentes do movimento sindical.

Foram apresentadas as alterações na direção estadual da Central, com a saída dos diretores: Eliane Valenzuelo, Domingos Buffon, Milton Viário e Paulo Mendes. Foram agregados à direção ampliada: Vitalina Gonçalves, Ademir Maia, Marcos Leite Todi, Carlos Alberto Pauletto e Daniela Pereti.

Além disso, foi eleita a delegação para a Plenária Nacional, que acontecerá de 04 à 07 de outubro, em São Paulo.

O secretário geral da CUT-RS, João Batista Xavier da Silva, encerrou o evento agradecendo a todos os delegados participantes. “Não temos dúvidas de que sairemos daqui muito mais fortalecidos. São esses debates que fazem da CUT a maior Central do Brasil”, finalizou.

No total, 313 delegados participaram da 13ª Plenária Estadual da CUT-RS, sendo 114 mulheres (38%) e 189 homens (62%).

 

 


Fonte: CUT-RS

Pesquisar

FTMRS