Expointer digital alavanca negócios internacionais

Claudio Affonso Amoretti Bier

O mundo está empenhado em vencer a pandemia. A crença de que vamos superar este momento nos motivou a realizar a Expointer Digital Máquinas Agrícolas. Os resultados mostram que estamos no caminho certo. A empresa Masal, de Santo Antônio da Patrulha, vendeu 40 carretas graneleiras, utilizadas para transporte de cereais durante a colheita, para o Maranhão, através da Expointer Digital. Foi o primeiro negócio com aquele Estado. Este case de sucesso é um bom exemplo para ilustrar a primeira experiência com a venda digital de máquinas e implementos na maior feira agropecuária da América Latina.

A John Deere vendeu mais do que na edição presencial de 2019. Não foi fácil entrar nesta jornada nova para expositores e compradores. Os principais argumentos foram o momento de comprar as máquinas que vão entrar em campo para a próxima safra e a importância da feira para o segmento. A agricultura tem um ciclo e este ciclo tem que ser cumprido. Não há tempo para esperar.

A Expointer Digital Máquinas Agrícolas apresentou nossa produção para o mundo. O portal recebeu 48 mil acessos de 36 países e de todo o Brasil. Visitantes dos Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Paraguai, Portugal, Reino Unido, Itália, China, Bolívia, Colômbia, Alemanha, França, Guatemala, Irlanda, Moçambique, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Indonésia, Israel, Índia, Japão, Líbano, Nepal, Peru, Turquia, Angola, México, Ucrânia, Nova Zelândia, Chile, Austrália, Noruega, Áustria e Guiana conheceram a produção gaúcha, que responde por 62% da indústria brasileira de máquinas agrícolas.

Houve visitas de países que nem imaginávamos. Era costume a presença de compradores dos países vizinhos, mas no ambiente virtual ocorreu uma explosão. A partir de agora, teremos a Expointer física junto com a digital. Uma complementando a outra.

Claudio Affonso Amoretti Bier é presidente do Simers, vice-presidente da Fiergs e diretor-presidente da Masal

FTMRS