RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

04.11.09   |   FTMRS

Educadores Do Projovem Urbano Debatem O Trabalho Na Pespectiva Da Organização

Geraldo Muzykant

http://ftmrs.org.br/images/noticias_img_824.jpg
O Dirigente Sindical Jairo Carneiro da Federação dos Metalúrgicos contribuiu com o debate na terça-feira, 03.

A Formação Continuada dos educadores do Projovem Urbano tem o objetivo de possibilitar momentos de debates e estudos sobre as temáticas que os educadores trabalham em sala de aula. Dando continuidade a este trabalho no dia 29 de outubro aconteceu o encontro para aprofundamento da temática “Juventude e Trabalho”, que está sendo trabalhada nessa terceira unidade formativa. Para isso foi importante a experiência e os conhecimentos do Dirigente Sindical Jairo Carneiro, da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS e, reflexão sobre o trabalho, na perspectiva histórica da organização dos trabalhadores.

Jairo Carneiro destacou as mudanças que aconteceram nos últimos anos no mundo do trabalho, explicitando que um dos aspectos principais dessa mudança aconteceu na perspectiva do controle sobre o trabalho nas empresas. Se antes o controle era mais visível, com um chefe em cada setor e um sistema de controle mais intenso da empresa sobre o trabalhador, hoje acontece de outra forma, o controle se dá de forma invisível, isto é, são criados mecanismos em que os próprios trabalhadores controlam os trabalhadores, dispensando com isso a presença do chefe.

Hoje esse controle acontece via trabalho em células onde uma depende da outra para a produção e, de sistemas como estabelecimento de metas, Participação dos Lucros e Resultados dentre outros.

Nesta organização os próprios trabalhadores cobram a produção e o resultado dos demais trabalhadores.

Com isso, Jairo destaca que o ‘velho sindicalismo’ não consegue mais dar conta de responder aos novos desafios para o mundo do trabalho. O movimento sindical precisa acompanhar constantemente as mudanças e propor alternativas na organização dos trabalhadores que possibilitem uma qualidade de vida maior para os mesmos.

Além disso, devem incluir em suas lutas outras temáticas, como educação, saúde, etc. Neste sentido Jairo colocava o quanto é importante o movimento sindical participar ativamente de projetos alternativos de educação, como a experiência construída pelos metalúrgicos do Brasil através de diversos programas de formação, dentre eles aqueles desenvolvidos pelo Instituto Integrar.

A educação é um direito inalienável que todo ser humano deve buscar e, faz parte da luta sindical, oportunizar espaços e cursos para que isto aconteça.


Fonte: Geraldo Muzykant

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize