RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

27.10.20   |   FTMRS

Apesar do discurso dos empresários, setor vive um bom momento

Divulgação

http://ftmrs.org.br/images/202010270949490.jpg

Empresas estão contratando e fazendo hora extra para dar conta da produção

Em plena campanha salarial, a base da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) vivencia uma situação paradoxal. De um lado os empresários alegando que amargam resultados ruim por conta da crise financeira agravada pela pandemia do covid-19. De outro, a realidade em muitas fábricas gaúchas com produção em alta, criação de turnos e trabalhadores fazendo hora extra para dar conta da demanda.

De acordo com os dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), há 188 mil trabalhadores metalúrgicos no estado do RS. “Isso demonstra a importância da categoria para a economia gaúcha”, salienta o economista e diretor técnico do Dieese, Ricardo Franzoi.

Outro número que mostra a boa fase do setor, é que o saldo de empregos na indústria metalúrgica foi positivo no mês de agosto, com a criação de 2.784 novos postos de trabalho.

Segundo Franzoi, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria de transformação alcança 78,1%, após ajuste sazonal, e se encontra 0,8% ponto percentual abaixo do percentual de fevereiro deste ano. “Praticamente voltamos ao patamar anterior à pandemia. Além disso, esse indicativo merece destaque pois está 0,6% acima do apurado em agosto de 2019”, conta ele.

Mais um destaque positivo é referente ao Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que ficou estável entre setembro e outubro. “Os empresários seguem confiantes em um nível próximo ao que era observado antes dos efeitos da pandemia sobre a economia”, afirma Franzoi. O ICEI já é maior do que o mesmo período de 2019.

Fonte: FTM-RS

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize