RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

18.05.20   |   Economia

Reconversão reforça combate à pandemia e pode ajudar setor industrial

CNI

http://ftmrs.org.br/images/202005181208460.jpg

Para o Dieese, ações nesse sentido podem reduzir a dependência externa do Brasil

Importante neste momento de crise e emergência para abastecer a rede de saúde, o processo de reconversão pode representar um “bônus” para a economia brasileira, na avaliação do Dieese. Em nota técnica, o instituto afirma que esse ganho poderá ser observado em médio e longo prazos, em uma perspectiva mais ampla de reindustrialização.

Na visão do Dieese, isso possibilitaria “reduzir ou reverter a dependência de equipamentos e insumos importados, garantindo maior equilíbrio na balança comercial do setor e melhores condições para o desenvolvimento de políticas de saúde pública”. Esse papel caberia ao Estado, como “coordenador de ações emergenciais e também estruturantes”.

“O Estado nacional deveria ser o principal indutor de formulação de políticas públicas orientadas à reconversão industrial, assumindo compromisso irrestrito no financiamento e na garantia de aquisição de materiais e equipamentos do Complexo Industrial da Saúde, que deve se configurar como pilar estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma o Dieese. O instituto faz, porém, uma ressalva para a atual situação brasileira: na ausência do governo federal, observam os técnicos, as ações caberiam aos governos estaduais, por meio de secretarias ou consórcios regionais.

Escassez de produtos
O instituto cita o exemplo dos respiradores, aparelhos essenciais na crise sanitária. De acordo com dados do IBGE, em dezembro do ano passado o país dispunha de 62 mil respiradores, incluindo as redes pública e privada. No Distrito Federal, eram 63 a cada 100 mil habitantes. No Amapá, apenas 10. Em São Paulo, 39.

“A escassez de determinados produtos, insumos e equipamentos, no entanto, é mundial e tem exigido que se encontrem alternativas para suplantar essa crise gravíssima”, lembra o instituto. “A China foi o primeiro país a detectar o coronavírus e, mesmo sendo um dos maiores produtores de respiradores do mundo, teve que aumentar a produção em pelo menos 10 vezes para atender à demanda interna e externa pelo equipamento.”

Alguns setores brasileiros começaram a fazer a reconversão, o que, como lembra novamente o Dieese, pode ser importante para toda a economia, e não apenas agora. “A adaptação de plantas fabris para a produção de itens específicos, quando bem implementada, pode não só reduzir os gargalos em segmentos mais sensíveis, como contribuir para a manutenção de empregos e para mitigar a queda abrupta da atividade econômica, mantendo a demanda efetiva, tanto no presente, quanto em futuro próximo.”

Fonte: Rede Brasil Atual

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize