RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

22.11.19   |   FTMRS

Reestruturação sindical: nossa proposta deve ser de agregação

Rita Garrido

http://ftmrs.org.br/images/201911220721010.jpg

Lideranças sindicais, advogados e pesquisadores reuniram-se na última terça-feira (19) para aprofundar os debates sobre a reestruturação sindical. Convocado pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) o encontro foi conduzido pelo sóciólogo e diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que apontou caminhos ao movimento sindical, em especial aos metalúrgicos do Estado, para repensar a atuação e a representação juntos aos trabalhadores(as).

Para o sociólogo, o movimento sindical deve se reorganizar a partir de uma proposta unitária, que contemple a agregação de todos os trabalhadores. Também, destaca a importância de a parir disso pensar uma autoregulação. "É possível ter uma instância regulatória, por agência, conselho ou instituição, capaz de aferir a representatividade dos sindicatos".

O secretário de finanças da Federação, Milton Viário, apontou que o encontro fechou um ciclo de debates sobre a política sindical e abriu os debates sobre a reestruturação. "Até agora, vivemos um sindicalismo de fiscalização sobre o cumprimento das leis que ajudamos a construir e conquistar. Agora, temos que nos questionar se queremos um sindicato para representar todos ou um sindicato que arrecada de todos".

Fonte: STIMMMEC

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize