RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

07.02.19   |   Lula livre

Lula sofre nova condenação, agora em processo por sítio de Atibaia

http://ftmrs.org.br/images/201902071134390.jpg

Juíza Gabriela Hardt, da Operação Lava Jato, condenou ex-presidente a 12 anos e 11 meses de prisão. Cabe recurso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pela juíza Gabriela Hardt, da Operação Lava Jato, no processo que envolve o sítio de Atibaia, no interior de São Paulo. Cabe recurso.

"É uma sentença ilegal, que contraria a jurisprudência do direito brasileiro, porque não se baseia em provas. É uma sentença frágil, já temos decisão de tribunais superiores, de que não existe condenação somente baseada na palavra de delatores", afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), em entrevista coletiva na Câmara Federal.

Pimenta associa a sentença de primeira instância um projeto de poder, que vem de uma juíza substituta de Sérgio Moro, "que hoje consorciado com Bolsonaro assumiu a gestão do aparelho de Estado".

A juíza federal de Curitiba acatou argumento do Ministério Público Federal de que Lula teria participado conscientemente de um esquema criminoso de lavagem de dinheiro e corrupção que envolve a Petrobras e empreiteiras. O ex-presidente é acusado, inclusive, de ter ciência de que os diretores da Petrobras utilizavam seus cargos para recebimento de vantagem indevida em favor de agentes políticos e partidos políticos.

“Como parte de acertos de propinas destinadas a sua agremiação política em contratos da Petrobras, o Grupo Odebrecht e o Grupo OAS teriam pago vantagem indevida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva consubstanciada em reformas no Sítio de Atibaia por ele utilizado”, apontou Gabriela na sentença.

A juíza assumiu interinamente as funções do juiz Sergio Moro que assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro (PSL). O substituto oficial de Moro deve ser anunciado nesta sexta (8).


Fonte: Rede Brasil Atual

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007
Centro - Porto Alegre - RS
51 3085.7513 - 3228.4877 - 3228.4821 - 9976.3954
ftmrs@ftmrs.org.br

Mapa de localização
© Copyright 2019 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize