RSS
YouTube
Facebook
Twitter
NOTÍCIAS

08.11.18   |   FTMRS 2018

FTM-RS ressalta importância da campanha Novembro Azul

Divulgação

http://ftmrs.org.br/images/201811081423160.jpg

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, porém tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente

Após integrar a campanha do Outubro Rosa (sobre a prevenção do câncer de mama), a Federação dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS) ressalta a importância e integra o Novembro Azul. Criada em 2003, a campanha chegou ao Brasil em 2008 e tem como objetivo conscientizar o público em geral, e principalmente os homens, sobre os fatores de risco, de proteção e diagnóstico precoce sobre o câncer de próstata.

Números do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O Secretário de Saúde da FTM-RS, Alfredo Elenar Rodrigues Gonçalves, ressalta a importância de ter o mês de novembro dedicado à conscientização de uma das doenças que mais atinge os homens. “É muito importante falarmos sobre isso, até porque há toda a questão de preconceito, dos homens negligenciarem o cuidado da saúde”.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que a cada ano são registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Só no ano de 2018, serão cerca de 68 mil novos casos deste tipo de câncer.

Segundo o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

Alfredo afirma que é necessário deixar isso de lado, buscar informações sobre a doença, dar a devida atenção à saúde e fazer os exames médicos necessários. “Se descoberto cedo, o câncer de próstata tem alto índice de cura”, ressalta o dirigente.

A campanha faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque, de modo geral, o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente.

Fonte: FTM-RS com informações da CUT-RS e do INCA

Sindicatos filiados
Boletim informativo. Cadastre-se!
Redes sociais e Feed
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
Abrir
Rua Voluntários da Pátria, 595, 10° andar, sala 1007, Centro - Porto Alegre - RS
Fone/whats: 51 99716 3902
ftmrs@ftmrs.org.br
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h30    

Mapa de localização
© Copyright 2024 Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos RS     |     Desenvolvido por Desize