Ministro Do Trabalho Apoia Pedido De Ampliação Do Seguro Desemprego


Os trabalhadores metalúrgicos do Rio Grande do Sul conseguiram angariar o apoio do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para a concessão de 10 parcelas do Seguro Desemprego para àqueles que foram demitidos no período de fevereiro, março e abril/2009. O Ministro afiançou ao Presidente da Federação dos Metalúrgicos RS, Milton Viário, e demais dirigentes sindicais presentes na DRT/RS nesta tarde, que levará a proposta ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) pedindo a aprovação da medida e tomando outras providências em caso de recusa.

O apoio aconteceu após o encontro com os representantes da categoria no Estado, que demonstraram ao ministro, o elevado número de demissões ocorridas no setor metal mecânico, no último período – outubro/2008 a abril/2009 -, totalizando 19.936 (dezenove mil novecentos e trinta e seis) trabalhadores, número que corresponde a 10% do total da categoria profissional no Estado. Os dados apresentados são da Caged e revelam a situação preocupante da categoria, considerando que o número de vagas fechadas mensalmente se mantém na média de três mil trabalhadores.

Também foi apontado ao Ministro do Trabalho Lupi, que do total das demissões do setor da indústria da transformação, os metalúrgicos representam 76,45% dos demitidos, enquanto que no quadro geral o saldo atual do emprego é positivo em 445 vagas. Em comparação com o setor da indústria do calçado temos duas vezes mais demissões, se comparado com a indústria da madeira e mobiliário são mais de 12 vezes e comparando com a indústria da alimentação sobe para 34 vezes mais.

Foi salientado ainda, que na categoria no Estado cerca de 40 mil trabalhadores encontram-se em regime especial de trabalho (suspensão de contrato, redução de jornada com redução de salário, compensação de dias de trabalho).


Fonte: Assessoria FTMRS